A Pérola da Mantiqueira à noite em linda foto de Julia Murtinho.
A pérola da Mantiqueira
Os dotes naturais da pequenina Gonçalves, aliados a uma peculiar identidade cultural, fizeram com que a cidade já seja considerada o mais novo expoente do turismo no Sul de Minas. A mistura das construções modernas dos bares, restaurantes e lojas de artesanato com as casinhas simples, igrejas e vendinhas mineiras transformaram o município em um verdadeiro relicário.
Gonçalves preserva tradições que garantem o ar interiorano da cidade, seja nas ruas do centro ou nos bairros rurais. A autenticidade de suas manifestações culturais transparece através do resgate e da valorização de histórias e de raízes que não se perderam ao longo do tempo. As festas religiosas, a congada, a moda de viola e seus carros de boi são um exemplo disso e servem de atrativos para os turistas que vêm em busca da chamada “mineiridade”.
Merecido ponto turístico, essa casa de pau a pique, no Bairro dos Venâncios, é exemplo vivo de como eram as construções na região – Foto: Amandina Morbeck.
O município destaca-se também por suas belezas naturais e pelo agradável clima subtropical de altitude, onde no inverno a temperatura pode chegar a 7 graus negativos. Localizado na Serra da Mantiqueira, em meio a florestas de araucárias e belas cachoeiras, o município de 4.220 habitantes recebe anualmente milhares de turistas vindos de diversas partes do Brasil, principalmente São Paulo, e também do exterior.
Outros atrativos são os picos que chegam a 2.100 metros de altitude, suas doze portentosas cachoeiras, suas oito pedras que proporcionam vistas deslumbrantes, a Serra da Balança e as corredeiras do Rio Capivari, perfeitas para a prática de esportes de aventura e para a pesca da truta.
No inverno, a geada se forma em várias partes do município, criando uma paisagem espetacular.
A agricultura orgânica e biodinâmica ganha cada vez mais adeptos no município. São pessoas interessadas em qualidade de vida e em bem-estar que, aos poucos, migram da agricultura convencional para o cultivo orgânico, atraindo consumidores conscientes e que valorizam essas técnicas de cultivo.
O cenário romântico entre lareiras, um bom vinho e confortáveis chalés também tornam Gonçalves um refúgio para os casais.